2007-05-26

JN de 2007-05-26

Com o título de PS quis adesão directa de plataformistas o Jornal de Notícias aproveita a entrevista dada por RN, nesta data, a Maria Flor Pedroso, na Antena 1 e dela faz a seguinte notícia.

O ex-líder do PS António Guterres propôs, nas vésperas das eleições autárquicas de 1993, a adesão individual ao partido dos dissidentes do PCP que criaram a Plataforma de Esquerda. A revelação é feita por Raimundo Narciso, em entrevista à jornalista Maria Flor Pedroso, que hoje será emitida pela Antena 1.

Narciso, expulso do PCP em 1991 e então dirigente daquela organização cívica independente, conta que Guterres colocou em pé de igualdade a adesão ou uma negociação política, com vista à inclusão de plataformistas nas listas do PS às autárquicas de 1993. Foi esta última a via seguida, propiciando, por exemplo, a eleição de José Luís Judas para a presidência da Câmara de Cascais, então ainda na qualidade de independente.

Autor da obra "Cunhal e a dissidência da Terceira Via", recentemente editada pela Ambar, Raimundo Narciso reitera a tese de que, quando aquele grupo começou a exprimir posições críticas em relação à linha oficial do PCP, em finais de 1987, nenhum dos seus membros tinha intenção de aderir ao PS. A entrada no partido de alguns dos envolvidos, como Pina Moura ou Judas, ocorreria, de facto, apenas sete anos depois. O próprio Raimundo Narciso chegou a ser eleito deputado como independente, antes de se filiar. Outros dissidentes, como Miguel Portas e Rogério Moreira, preferiram o Bloco de Esquerda.

Narciso assegura na entrevista que os militantes do PCP ligados à Terceira Via, cujas movimentações relata na obra, nunca tiveram "esperança de que Álvaro Cunhal fizesse mudanças", susceptíveis de tornar o partido "mais eficaz", num contexto de profundas transformações políticas, induzidas pela Perestroika de Mikhail Gorbachov.

Sem comentários: